domingo, 20 de janeiro de 2013

Passeio São Gonçalo - 20-01-2013

Um dos passeio míticos da região norte é a ida ao São Gonçalo, que muita gente "carinhosamente" chama de Passeio ao Rojão!
Trata-se de uma "peregrinação" à capela de São Gonçalo, em Covelas, Trofa, onde desde há largos anos as pessoas acorrem a pé, cavalo ou de bicicleta para venerar este Santo.
É umas das romarias minhotas mais características, onde manda a tradição que se deve comer o bom rojão e beber um bom vinho.
Esta festa decorre sempre no penúltimo domingo de Janeiro. 
Desta vez fomos num passeio organizado pelo nosso amigo Paulo Brás da 3Bike. Arrancamos as 8 horas da manha da sede em direcção ao centro da Trofa onde se dava inicio ao passeio. Quando iniciamos o passeio já estava-mos bem quentinhos....
 Um passeio feito sempre debaixo de chuva, com muita lama, caminhos que mais pareciam rios, muitas subidas e algumas descidas que só os mais corajosos se aventuravam a fazer. E depois de tanto esforço, nada melhor que um bom abastecimento com umas bifanas ou fêveras bem quentinhas e um bom copo de vinho para aquecer. Só faltou mesmo o rojão....
Para a semana estamos de volta, e esperemos que o São Pedro se lembre de nós porque já tivemos bem a nossa parte de chuva.
Cláudio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário